TRE-GO – Eleições 2018: Informações importantes – Locais de Votação – Voto em Trânsito – Justificativa – Disque Eleitor

De acordo com a Constituição Federal, o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos e maiores de 70 anos, e, ainda, para os eleitores entre 16 e 18 anos.

No próximo dia 7, serão escolhidos candidatos para os cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da República.

Na hora de votar, o eleitor encontrará a seguinte ordem na urna eletrônica:

  1. Deputado Federal,

  2. Deputado Estadual,

  3. primeira vaga de Senador,

  4. segunda vaga de Senador,

  5. Governador e, então,

  6. Presidente da República.

Para efetuar o voto no cargo de Deputado Estadual é necessário que sejam digitados 5 números; em seguida, o eleitor deverá votar em seu candidato para Deputado Federal, cujo espaço na urna será apresentado com 4 dígitos;  na seqüência, deverão ser escolhidos 2 Senadores, com 3 dígitos; logo após, o Governador, com seu respectivo Vice-Governador, quando será necessário apresentar 2 dígitos, e, finalmente, o Presidente da República, com seu vice, também com 2 dígitos.

No Estado, serão utilizadas 13.993 urnas biométricas, distribuídas nas 92 Zonas Eleitorais, abrangendo 2.437 locais de votação, que contêm 13.993 seções eleitorais.

Cola Eleitoral

Para facilitar o processo de votação o eleitor pode levar consigo anotações, a chamada cola eleitoral. A Justiça Eleitoral disponibiliza um modelo de cola eleitoral que pode ser encontrado, para impressão e preenchimento, no endereço www.tre-go.jus.br, na parte inferior da página, no banner respectivo.

Documentos aceitos na hora da votação

I – via digital do título de eleitor (e-Título);

II – carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;

III – certificado de reservista;

IV – carteira de trabalho;

V – carteira nacional de habilitação. (Resolução TSE n.º 23.554/2017)

Confira seu local de votação:

 O disque eleitor (148) manterá, durante todo o período de votação, servidores transmitindo informações quanto aos locais de votação e esclarecendo as dúvidas mais comuns dos eleitores.

A consulta sobre o local de votação poderá ser feita, ainda, pelo e-Título

e-Título

A novidade desta Eleição 2018 é o aplicativo e-Título, que além de substituir o documento na hora de votar, pode auxiliar os eleitores que vão justificar o voto. Para consultar os locais onde funcionam mesas receptoras de justificativa, basta ter no celular a versão mais recente do aplicativo, disponível para iPhone (iOS), smartphones (Android) e tablets.

e através do site (www.tre-go.jus.br ou www.tse.jus.br) em serviços ao eleitor.

Locais exclusivos para justificativa de votos em Goiás

O TRE/GO disponibiliza 91 mesas receptoras de justificativas exclusivas, entretanto o eleitor pode se dirigir a qualquer seção de votação em Goiás para realizar a justificativa.

Para os eleitores que estiverem fora do seu domicilio eleitoral e desejarem justificar sua ausência no dia das eleições (7/10), o Tribunal Regional Eleitoral do Goiás (TRE/GO) disponibilizará 91 mesas receptoras exclusivas para o recebimento de justificativa.

O TRE/GO priorizou os locais de maior circulação no Estado de Goiás, abrangendo 18 cidades com urnas exclusivas (arquivo PDF). Entretanto, esclarecemos que a justificativa do voto pode ser feita pelo eleitor que esteja fora do seu domicílio eleitoral em qualquer seção de votação instalada em municípios goianos.

Capital

Em Goiânia, as urnas exclusivas de justificativa funcionarão no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, localizado na Alameda 4, Setor Santa Genoveva e no Terminal Rodoviário de Goiânia – Araguaia Shopping, localizado na Rua 44 nº 399. Setor Central.

Para justificar o voto, o eleitor deverá levar o formulário de justificativa (formato PDF), disponível no site do TRE/GO, preenchido com o número do título e um documento oficial de identidade.

Denúncias de propaganda irregular

As denúncias de propaganda irregular poderão ser denunciadas pelos seguintes meios:

Aplicativo Pardal (desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets, já está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.) Nas denúncias feitas por meio do Pardal, deverão constar, obrigatoriamente, o nome e o CPF do cidadão que as encaminhou, além de elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios. A autoridade responsável por apurar a notícia de infração poderá manter em sigilo as informações do denunciante, a fim de garantir sua segurança.

Ouvidoria Regional Eleitoral– no que se refere à candidatos à presidente e vice-presidente e para qualquer candidato, quando se referir à propaganda no rádio, TV e internet.

Ministério Público Eleitoral –  pelo telefone 3543-5462 receberá denúncias em geral.

 Perguntas frequentes veja aqui

Alguns conceitos no contexto eleitoral:

Colégio Eleitoral

Refere-se a um conjunto de eleitores de determinada circunscrição ou parte dela. Pode-se falar de colégio eleitoral de uma cidade, um distrito, um bairro, etc.

Considerando todo o Brasil, com 26 Estados e o Distrito Federal, tem-se o Estado de São Paulo como o maior colégio eleitoral do País.

Zona Eleitoral

Trata-se de uma região geograficamente delimitada do Estado, gerenciada pelo cartório eleitoral, que centraliza e coordena os eleitores domiciliados na localidade. A zona eleitoral pode ser composta por mais de um município, ou apenas por parte dele. Em Goiás são 92 Zonas Eleitorais, sendo 9 na Capital.

Locais de votação

É o edifício (colégio, posto de saúde, etc.) onde funcionam as seções eleitorais. Em um mesmo prédio podem funcionar várias seções eleitorais. Veja aqui os endereços dos locais de votação em Goiás.

Seção Eleitoral

A seção eleitoral é o local (as salas) onde serão recepcionados os eleitores para exercerem o direito de voto. Nela funcionará a mesa receptora de votos, composta de mesários nomeados pelo juiz eleitoral. Na seção eleitoral ficará instalada a urna eletrônica, equipamento no qual serão registrados os votos.

Fonte: http://www.tre-go.jus.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *